Over 10 years we helping companies reach their financial and branding goals. Onum is a values-driven SEO agency dedicated.

CONTACTS
Marketing

5 vantagens do Marketing Digital sobre o Tradicional

A internet já é parte da realidade da maior parte das pessoas. No Brasil, 70,5% dos domicílios possuem acesso à internet, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE. Além disso, o Brasil é o 3º país que mais passa tempo conectado do mundo. Esses dados mostram uma realidade inevitável para empresas de todos os ramos: cada vez mais é necessário investir em marketing digital, pois é na internet que se encontram a maior parte dos consumidores. Mesmo sabendo que a internet é cada vez mais importante na vida das pessoas, a dúvida ainda fica: afinal, quais são as vantagens do marketing digital sobre o tradicional e por que eu devo investir no digital?

Para entender as vantagens do marketing digital sobre o marketing tradicional na época da conectividade, precisamos primeiro entender o que é o marketing digital e o que é o marketing “tradicional”, ou offline.

man using digital tablet psd mockup smart technology

Marketing tradicional

O marketing tradicional (ou offline) é o marketing que a maioria das pessoas conhece: são as propagandas na televisão, no rádio, nos meios impressos, nos outdoors, cartazes, etc. É um tipo de marketing que ainda tem muita visibilidade e alcança um grande público, devido ao alcance que os meios de comunicação offline ainda possuem na sociedade.

Marketing digital

O marketing digital engloba todas as ações publicitárias feitas dentro de espaços online, como sites, blogs, redes sociais, e-mail e outros meios digitais. Como o marketing tradicional, o objetivo do digital é vender um serviço, produto, empresa ou ideia para consumidores. É um tipo de marketing que cada vez mais cresce no mercado, tanto pelos dados já comentados anteriormente quanto pelos resultados que ele alcança.

Vantagens do Marketing Digital

Agora que as diferenças entre os dois tipos de marketing foram explicadas, a pergunta fica: “por que eu devo investir em marketing digital em vez de investir em marketing tradicional, se o alcance do offline ainda é muito grande?”. Podemos responder a essa pergunta em cinco tópicos:

1 – Análise dos resultados:

É difícil quantificar os resultados de uma ação publicitária feita em um veículo offline, uma vez que não se tem como obter dados precisos a respeito de quantas pessoas receberam a mensagem, quantas pessoas acharam interessante a publicidade, qual foi o público atingido… No marketing digital, existem ferramentas que mostram números exatos das ações publicitárias, o que otimiza estratégias de marketing e aproxima a empresa do público-alvo.

2 – Custo da publicidade:

Uma das maiores vantagens do marketing digital para os olhos das empresas que querem investir nesse meio é o custo. Afinal, publicidade em jornais impressos, televisão, outdoors e outros meios offline costumam ter custos muito elevados, ainda mais quando se compara com os resultados que essa publicidade traz para o negócio. No marketing digital, com uma boa estratégia e um investimento menor, é possível alcançar resultados mais positivos do que seriam alcançados com publicidade em meios onde não há uma maneira clara de quantificar o sucesso de uma campanha.

3 – Segmentação do público-alvo:

No marketing tradicional, é impossível ter certeza de quem recebeu um fanfleto, leu um outdoor, assistiu a uma propaganda na televisão. No marketing digital, é possível criar diferentes campanhas para grupos específicos de pessoas, o que faz com que a empresa consiga conversar diretamente com o seu público-alvo, o que torna a publicidade mais eficiente e aumenta a geração de leads.

4 – Alcance sem barreiras:

A internet não possui barreiras geográficas, o que pode fazer com que a ação publicitária alcance públicos de várias regiões do mundo todo ao mesmo tempo. Se o objetivo do negócio é alcançar a maior quantidade possível de pessoas, de diferentes bairros, cidades e estados, o melhor caminho a seguir é o digital. 

5 – Resultados rápidos:

Diferente das ações publicitárias offline, os resultados do marketing digital podem ser vistas instantaneamente, o que ajuda na melhoria contínua da estratégia publicitária e na interação e percepção da marca com o público.

Esses são apenas algumas das vantagens de apostar no marketing digital para o crescimento do seu negócio. A Beonby é uma empresa especializada em marketing digital. Entre em contato conosco para saber o que podemos fazer para que a sua empresa alcance cada vez mais pessoas e não fique para trás no mercado digital.

Autor

Beonby

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *