O YouTube é uma das maiores redes sociais do planeta. A plataforma, que investe no vídeo como forma de comunicação entre usuários, produtores de conteúdos, empresas e outras instituições, conta com 2 bilhões de usuários acessando a plataforma mensalmente. Marcas que apostam em boas imagens e vídeos com conteúdos relevantes que seus produtos ou serviços podem fornecer encontram nos canais de YouTube para empresas uma forma de alcançar um grande público com um conteúdo imersivo e dinâmico, que atrai os mais diferentes tipos de pessoas.
Só que nada disso é simples e fácil de fazer. Criar uma conta para criar publicidade para o seu negócio no YouTube é uma tarefa que exige conhecimento, planejamento e organização de conteúdo. Neste artigo você verá dicas e métodos no YouTube para empresas.
Usando o YouTube para empresas
Crie conteúdos com frequência
Os canais que aparecem e têm sucesso no YouTube sempre possuem bastante conteúdo. Antes de criar um canal, pense a respeito do tipo de conteúdo que você quer criar sobre o seu produto ou serviço e pense também sobre quantos vídeos você conseguirá fazer por semana. Ter pelo menos um vídeos por semana é obrigatório, uma vez que o YouTube é também uma rede social, e frequência e dinamismo é tudo.
Torne o seu canal único
Personalizar o seu canal do YouTube é uma forma de mostrar para consumidores e clientes que você se preocupa com aquela rede social. Escolher um bom nome para o canal, pensar em boas imagens de perfil e capa, quais informações serão complementares e aparecerão em destaque são formas de tornar a imagem do seu canal interessante para os usuários, destacando o seu canal dentre outros canais de YouTube para empresas.
Invista em SEO para YouTube
A Otimização para Mecanismos de Buscas também é importante para o YouTube! Por ter sido adquirido pelo Google, o YouTube possui algoritmos de busca muito parecidos com os que são utilizados no Google. Por isso, vale parar um tempo para se pensar em um bom nome para o vídeo, além de usar as tags corretas para classificar o conteúdo. Investir na descrição do vídeo e em legendas também é importante para que o usuário encontre o seu vídeo com mais facilidade.
Interaja com o seu público
Pensar em boas formas de fazer com que o público interaja com os seus vídeos nos comentários é importante para alcançar mais pessoas e gerar acessos orgânicos nos vídeos. Pedir sugestões de pautas para futuros vídeos nos comentários ou depoimentos de usuários sobre certos temas – as CTAs (Call to Action – chamada para ação), como são conhecidas no mundo da publicidade, são muito importantes para manter o vídeo chegando em mais pessoas e o interesse dos públicos.
Muitas empresas criam vídeos de depoimentos de clientes sobre seus produtos e serviços. Esses vídeos costumam ter um impacto muito positivo para o público e humanizam a relação da empresa com os seus clientes, o que pode ser uma boa forma de aumentar vendas e o reconhecimento da sua marca.
Divulgue seus vídeos em outros ambientes online
Incorporar o YouTube para empresas é muito mais do que só criar um canal na rede social e sair postando. É importante que você use das outras ferramentas que têm (sejam páginas em outras redes sociais, site da empresa, blogs, influenciadores digitais) para divulgar o seu conteúdo produzido no YouTube. O vídeo, diferente de outros meios de comunicação, tem uma possibilidade de viralização muito maior. Espalhar o seu conteúdo em vídeo com a ajuda de suas outras redes sociais é uma forma de alcançar cada vez mais pessoas.